O Fruto da Paz

O Fruto da Paz

Texto: Gálatas 5:22-23 

“Vou crescer em paz ao permitir que o Espírito guarde minha mente” 

Introdução: 

Nossa série de mensagens é sobre o fruto do Espírito e crescer mais como Jesus. Até aqui, vimos o fruto do amor e o fruto da alegria. Hoje chegamos ao fruto da paz. 

Esses três primeiros frutos do Espírito – amor, alegria e paz – formam uma espécie de trilogia na Bíblia, muitas vezes aparecendo juntos em diferentes combinações. Billy Graham em seu livro sobre o Espírito Santo gosta de chamá-los de cachos de frutos. Na verdade, ele pega todos os nove frutos do Espírito e os divide em três grupos diferentes: 1) amor, alegria e paz; 2) longanimidade, benignidade e bondade; e 3) fidelidade, mansidão e domínio próprio. Essa também é uma boa maneira de memorizar o fruto do Espírito. 

Dissemos que o fruto do Espírito juntos formam uma imagem ou retrato de Jesus. Gosto de pensar no amor, na alegria e na paz como as três cores primárias dessa imagem. Assim como todas as cores estão contidas nas três cores primárias, todos os frutos são coloridos por este primeiro cacho de amor, alegria e paz. Se você tem os três primeiros, o resto não fica muito atrás. Então, hoje nós olhamos para o terceiro fruto nesta trilogia inicial de frutos – o fruto da paz. (Leia Gálatas 5:22-23 e ore.) 

A palavra hebraica para paz é “shalom”. Podemos estar mais familiarizados com “shalom” como uma palavra hebraica de saudação, mas é uma palavra particularmente bonita na língua hebraica que significa não apenas paz, mas integridade, solidez, bem-estar, plenitude. 

O mundo ao nosso redor anseia por paz. Temos marchas pela paz, manifestações pela paz (que nem sempre são pacíficas), conselheiros pela paz e remédios pela paz. Mas nunca encontraremos a verdadeira paz longe de Deus, longe de Jesus, longe do Espírito Santo, por meio do qual vem o fruto da paz. 

Mais uma vez, gosto do que Billy Graham diz aqui: “Para o cristão, a paz não é simplesmente a ausência de conflito ou qualquer outro estado artificial que o mundo tenha a oferecer. Pelo contrário, é a paz profunda e duradoura que somente Jesus Cristo traz ao coração”. 

Enquanto o amor tem a ver com sua atitude e a alegria tem a ver com suas emoções, a paz tem a ver principalmente com a mente. “Vou crescer em paz ao permitir que o Espírito guarde minha mente” 

Quando você permite que sua mente se distraia ou perturbe, você perde a paz que Deus tem para você. Então, vamos olhar juntos para o fruto da paz. 

I. A Paz e Deus 

Primeiro, queremos ver o que a Bíblia nos diz sobre paz e Deus. Existem três expressões principais que encontramos na Bíblia que têm a ver com paz e Deus. Estas são as expressões Deus da paz, paz de Deus e paz com Deus. Todos as três se relacionam entre si, mas cada um tem uma ênfase diferente. 

A. Deus de paz (a paz que Deus tem em si mesmo) – 1 Coríntios 14:33; João 5:19, 16:13 

A primeira expressão, “Deus da paz”, refere-se à paz que Deus tem em si mesmo. Isso tem a ver com o caráter de Deus, com quem ele é. Paulo escreve em 1 Coríntios 14:33: “porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz”. (1 Coríntios 14:33) Já vimos que Deus é o Deus de amor e o Deus de alegria. E ele também é o Deus da paz. É quem ele é. Faz parte do caráter dele. 

A Bíblia nos ensina que Deus é um Deus em três pessoas. Todas as três pessoas da Divindade vivem em perfeita paz e harmonia umas com as outras, e têm feito isso por toda a eternidade. O Filho vive em perfeita harmonia com o Pai. Jesus disse em João 5:19: “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente”. (João 5:19) E o Espírito vive em perfeita harmonia com o Pai e o Filho. Jesus disse em João 16:13: “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras”. (João 16:13) 

Jesus como o Filho de Deus aqui na terra demonstrou a perfeita paz de Deus em sua vida. Ele passou pela vida sem pressa, despreocupado, completamente focado no plano de seu Pai. Vemos exemplos da paz de Jesus quando dormia no barco no meio da tempestade (Marcos 4:38), quando voltava o rosto para Jerusalém e para a cruz (Lucas 9:51), ou quando ficava em silêncio diante de seus acusadores (Mateus 26:62-63). Então essa é a nossa primeira expressão. “Deus da paz” tem a ver com a paz que Deus tem em si mesmo. 

B. Paz de Deus (a paz que Deus nos dá) – Salmo 29:11; 2 Tessalonicenses 3:16 

A segunda expressão, “paz de Deus”, tem a ver com a paz que Deus nos dá. Deus toma a paz que tem em si mesmo e a compartilha conosco. Há tantos exemplos disso nas Escrituras, mas deixe-me compartilhar com vocês dois. O Salmo 29:11 diz: “O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa seu povo com paz”. (Salmo 29:11) 2 Tessalonicenses 3:16 diz: “Ora, o próprio Senhor da paz vos dê paz sempre e de toda maneira. O Senhor seja com todos vós”. (2 Tessalonicenses 3:16) Que bela oração! Paulo ora para que o Senhor da paz lhe dê sua paz em todos os momentos e de todas as maneiras. Somente o Deus da paz pode lhe dar a paz de Deus. 

C. Paz com Deus (relacionamento com Deus restaurado por meio de Cristo) – Romanos 5:1; Colossenses 1:20 

E então, a terceira expressão, “paz com Deus”, tem a ver com nosso relacionamento com Deus restaurado por meio de Cristo. Por exemplo, encontramos esta expressão em Romanos 5:1: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”. (Romanos 5:1) Ou lemos sobre o plano de Deus em Colossenses 1:20: “… por meio dele (através de Jesus) reconciliar consigo todas as coisas… fazendo a paz por meio de seu sangue derramado na cruz” (Colossenses 1:20) 

Todos nós fomos criados com um vazio em nossas vidas que só pode ser preenchido pelo Espírito de Deus. Nossos pecados nos impediram de estar em paz com Deus. Não foi até que nossos pecados fossem cancelados e pagos por meio de Cristo que finalmente ganhamos acesso a essa paz. Mas, como Paulo escreve, agora que fomos justificados pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. A paz com Deus vem somente através do Príncipe da Paz, nosso Senhor Jesus Cristo. 

II. Obstáculos à Paz 

Olhamos para Deus e para a paz. A seguir, queremos examinar os obstáculos à paz. Existem três obstáculos principais para a paz em nossas vidas – preocupação, medo e conflito. A preocupação tem a ver com problemas potenciais. O medo tem a ver com os problemas presentes. O conflito tem a ver com problemas interpessoais. Então, vamos ver o que a Bíblia diz sobre cada um desses obstáculos à paz. 

A. Preocupação (problemas potenciais) – Provérbios 12:25; Mateus 6:25,33-34 

Preocupação ou ansiedade sobre possíveis problemas podem nos roubar a paz. Provérbios 12:25 diz: “A ansiedade no coração do homem o abate” (Provérbios 12:25) A preocupação e a ansiedade podem trazer efeitos desastrosos, desde estresse constante até úlceras e colapsos nervosos. A preocupação é um peso em nossa vida que nos arrasta para baixo e se interpõe no caminho da paz. 

Jesus nos disse em Mateus 6 no Sermão da Montanha: “Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir.…. 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" (Mateus 6:25,33-34) 

A preocupação é causada pela incerteza sobre o futuro. O futuro está aberto para nós. Não sabemos o que vai acontecer, então nos preocupamos com todo tipo de coisa! Mas Jesus disse para não se preocupar com o futuro. Não se preocupe com possíveis problemas, que podem nunca acontecer. Não se preocupe com o amanhã. Cada dia tem problemas suficientes. 

B. Medo (problemas presentes) – Salmo 3:5-6; João 14:27 

Um segundo obstáculo à paz é o medo. O medo tem a ver com os problemas presentes em nossas vidas, coisas que estão acontecendo agora. A preocupação é com o futuro; o medo é sobre o presente. 

Adoro as palavras de Davi no Salmo 3:5-6, onde ele compartilha sobre uma circunstância muito pessoal e presente que experimentou: 5 Eu me deito e durmo; acordo, pois o Senhor me sustenta. 6 Não tenho medo dos dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor”. (Salmo 3:5-6) Se você tivesse dez mil inimigos ao seu redor, armados contra você, conseguiria dormir? Davi sim! Davi sabia o que era estar em perigo. Ele sabia como era estar cercado pelo inimigo. E, no entanto, ele foi capaz de se deitar e dormir. Ele se recusou a deixar que o obstáculo do medo perturbasse sua paz. 

Jesus disse em João 14:27, um dos mais belos versículos das Escrituras: “Deixo-vos a paz; minha paz vos dou. Eu não dou a você como o mundo dá. Não se perturbem os vossos corações e não tenham medo”. (João 14:27) Esta Escritura se relaciona com a concessão do Espírito Santo. Jesus estava indo o céu, mas enviaria outro, o Espírito Santo, para estar conosco para sempre. Jesus deixaria sua paz conosco através do Espírito Santo. 

E que paz linda é essa. Não é como nada que este mundo tem a oferecer. É a sua paz, a paz de Cristo, a paz que Jesus compartilhou com Deus Pai e o Espírito Santo por toda a eternidade. O Príncipe da Paz vos dá a sua paz. Portanto, não deixem que seus corações se perturbem e não tenham medo. 

C. Conflito (problemas interpessoais) – Mateus 5:23-24; Romanos 12:18 

O terceiro obstáculo à paz com o qual temos de lidar em nossas vidas é o conflito. O conflito tem a ver com problemas interpessoais. Deus não só nos dá paz. Ele nos chama à paz. Primeiro, ele faz as pazes conosco por meio de seu Filho, Jesus. Então ele nos dá sua própria paz pessoal. E então ele nos chama para viver em paz. O conflito ameaça interromper a paz que temos uns com os outros. 

Jesus falou sobre isso em Mateus 5:23-24: 23 Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta” (Mateus 5:23-24) A paz interpessoal é tão importante para Deus que, se você não está em paz com outra pessoa, Deus lhe diz para interromper sua adoração, primeiro vá e reconcilie-se e depois volte e ofereça sua dádiva. 

Romanos 12:18 nos diz: “Se for possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todos” (Romanos 12:18) Gosto deste versículo porque é muito realista. Primeiro, reconhece que a paz com outras pessoas nem sempre é possível. Nem todo mundo está disposto a viver em paz com você. Em segundo lugar, ele diz para você fazer o que puder. Se você não está em paz com alguém, certifique-se de que não é por sua causa. Faça o que puder para restaurar o relacionamento e depois deixe nas mãos de Deus fazer o resto. Finalmente, ele nos diz para não fazer nenhuma exceção. Deus diz se for possível, no que depender de você, viva em paz com todos. Não podemos escolher; devemos buscar relacionamentos pacíficos com todos em nossas vidas. 

Preocupação, medo e conflito são os três grandes obstáculos para a paz, e são três dos maiores estressores que as pessoas experimentam na vida. Mas quando você aplicar o antídoto da paz de Deus a todos os três, você viverá uma vida mais pacífica e agradável e estará mais bem equipado para viver em paz também com as pessoas ao seu redor. 

III. Crescendo em Paz 

Então, olhamos para a paz e para Deus. Vimos os obstáculos à paz. Finalmente, queremos aprender como podemos crescer em paz. A Bíblia nos dá uma série de instruções nesta área. 

A. Confie no Senhor – Isaías 26:3; João 14:1 

Em primeiro lugar, você precisa confiar no Senhor. Isaías 26:3 diz sobre Deus: “Tu conservarás em perfeita paz aquele cuja mente está firme, porque ele confia em ti” (Isaías 26:3) Observe a ênfase na mente neste versículo. Lembre-se, a paz tem a ver com o Espírito guardando sua mente. 

Jesus também relacionou a paz com a confiança em Deus. Jesus disse em João 14:1: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (João 14:1) Seu coração está perturbado esta noite? Então você está se esquecendo de confiar em Deus! Confie em Deus e em Jesus e você conhecerá a perfeita paz de Deus em sua vida. 

B. Descanse em Cristo – Mateus 11:28; João 16:33 

Em segundo lugar, descanse em Cristo. Jesus disse em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. (Mateus 11:28) Jesus é o bom pastor que o conduzirá às águas tranquilas. Ele acalmará seu coração atribulado; ele lhe dará paz e descanso para sua alma. 

Jesus disse em João 16:33: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33) Jesus nunca prometeu que você não teria nenhum problema. Mas ele prometeu que você poderia ter paz nele em meio a todos os seus problemas. Essa é a segunda maneira de crescer em paz. Descanse em Cristo. 

C. Ame a palavra de Deus – Salmo 119:165; Provérbios 3:17 

Uma terceira maneira de crescer em paz é amar a palavra de Deus. Ame a palavra de Deus; Leia-a; Estude-a; aprenda; memorize-a (memorize o fruto do Espírito). Ame a palavra de Deus! O Salmo 119:165 diz: “Muita paz têm os que amam a tua lei, e nada os fará tropeçar” (Salmo 119:167) Provérbios 3:17 diz: “Os caminhos da sabedoria são agradáveis e todas as suas veredas são paz” (Provérbios 3:17) Quando você ama a palavra de Deus, você adquire sabedoria, e com a sabedoria vem a paz. 

D. Ore e agradeça – Filipenses 4:6-7 

E então uma quarta maneira de crescer em paz é orar e agradecer. Filipenses 4:6-7 é um dos versículos mais importantes da Bíblia sobre a paz: 6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; 7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:6-7) 

Isso é o que eu gosto de chamar de melhor troca do mundo! Você dá a Deus todas as suas preocupações e cuidados, e ele lhe dá a paz dele em troca. Assim que você perceber que está se preocupando com algo, leve isso a Deus em oração. Pegue suas preocupações e transforme-as em oração e ação de graças. E Deus lhe dará uma paz sobrenatural, uma paz que excede todo o entendimento. 

Você notou a ênfase na mente mais uma vez? Deus não apenas lhe dá sua paz, mas essa paz guardará seus corações e suas mentes em Cristo Jesus. 

E. Viver em unidade uns com os outros – Efésios 4:3; Colossenses 3:15 

Uma quinta maneira de crescer em paz é simplesmente viver em união uns com os outros. Efésios 4:3 nos diz: “Esforcem-se para manter a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”. (Efésios 4:3) Colossenses 3:15 diz: “E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos” (Colossenses 3:15) Há aquele chamado à gratidão novamente, mas a ideia principal aqui é que somos chamados à paz, e só podemos conhecer essa paz quando permitimos que a paz de Cristo governe nossos corações. 

F. Peça a Deus para desenvolver o fruto da paz em sua vida – Romanos 8:6 

Finalmente, como acontece com todos os frutos do Espírito, faça disso uma questão de oração. Peça a Deus para desenvolver o fruto da paz em sua vida. Romanos 8:6 diz: “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz” (Romanos 8:6) Lembre-se de que a paz tem a ver com a sua mente. Quando você pede a Deus para desenvolver o fruto da paz em sua vida, você está pedindo a ele para guardar e controlar sua mente pelo Espírito Santo. 

Conclusão: 

E assim chegamos ao final desta linda trilogia de amor, alegria e paz. Já imaginou se sua vida fosse cheia de amor, alegria e paz todos os dias? Não apenas cheia de amor, mas cheia do amor de Deus! Não apenas cheia de alegria, mas cheia da alegria de Deus! Não apenas cheia de paz, mas cheia da paz de Deus! Você não gostaria de ser amoroso como Jesus? Alegre como Jesus? Pacífico como Jesus? Bem, você pode ser! É disso que se trata o fruto do Espírito. Deus lhe dá seu Espírito Santo para ajudá-lo a crescer mais como Jesus. 

Como crescemos em todo o fruto do Espírito? Lembre-se das três coisas que dissemos no início desta série: você precisa capinar o jardim, regar o jardim e permanecer na videira. 1) Capinar o jardim – esteja matando o pecado, ou o pecado estará matando você. 2) Regue o jardim – passe um tempo todos os dias com Deus em sua palavra. 3) Permaneça na videira – permaneça em Cristo. Ande todos os dias perto de Jesus, apoiando-se nele, dependendo dele, pedindo a Deus que produza o fruto do seu Espírito em sua vida. 

Lembre-se, o fruto do Espírito é algo que Deus faz em sua vida e não você. “Vou crescer em paz ao permitir que o Espírito guarde minha mente”. Peça a Deus para guardar sua mente através do poder e da presença de seu Espírito Santo em sua vida.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem