Em 1 Crônicas 14:12, lemos sobre os líderes militares de Davi travando uma batalha bem-sucedida contra os filisteus e levando alguns dos despojos, incluindo ídolos estrangeiros. Davi os forçou a destruir esses objetos porque eles violavam os mandamentos de Deus.
“E deixaram ali os seus deuses, que, por ordem de Davi, foram queimados a fogo”.
Neste breve episódio, vemos várias qualidades a serem procuradas nos líderes:
1. Bons líderes sabem o que é certo e errado
Davi mostrou a razão básica pela qual ele era um bom líder - ele foi capaz de saber quando seus seguidores fizeram uma má escolha e a corrigiram. Davi não liderou pesquisas de opinião, ele seguiu o que era certo.
2. Bons líderes podem tomar decisões impopulares
Embora seus homens possam ter se revoltado com a perda de seus saques (para não mencionar a vergonha por serem chamados a prestar contas pelo pecado), Davi tomou a decisão difícil. Os líderes devem estar prontos para sacrificar a popularidade em prol dos princípios.
3. Bons líderes obedecem a seus líderes
Líderes que se consideram a autoridade final, que se recusam a se humilhar pela razão ou pelo direito, muitas vezes levam seu povo à destruição. Davi entendeu que Deus era seu líder e ele precisava se submeter à sua liderança se quisesse manter sua própria posição.
Os mesmos princípios existem hoje e, quando os líderes os entendem, podem esperar uma liderança longa e bem-sucedida, e o povo desfrutará de paz e prosperidade como resultado.