Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: “Meu servo Moisés está morto”. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar.
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. Josué 1:1-9
– Deus tinha promessa de conquista para o povo de Israel, assim como tem para nós que aceitamos a Jesus como Salvador e Senhor de nossas vidas.
Deus prometeu:
1. Que aonde pisasse a planta do pé seria dado como conquista (v. 3). Dentro dos limites definidos por Deus, dependia apenas do avenço do povo.
2. Sua presença no meio do povo – “... como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei...” (v. 5). A garantia de sucesso para o povo era a presença de Deus. Ele estando presente a vitória é certa.
Condições para Conquista:
1. Dependência de Deus – Os novos que formavam a nação de Israel passaram parte de suas vidas no deserto, aprendendo a depender de Deus.
2. Esforço e Ânimo – “... esforça-te e tem bom ânimo...” (v. 9). Deus espera o máximo de cada um de seus servos.
3. Uso da Palavra de Deus como Regra de Vida – “... para tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito...” (v. 8). Não podemos ceder a tentação de fazermos ou deixarmos de fazer, ou mesmo ensinar, sem o respaldo da Palavra de Deus, pois a prosperidade e sucesso para nós que pregamos e vivemos está no ensino correto.
4. Santidade – “Josué ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”. (Josué 3:5) – Deus quer usar cada discípulo para conquistar, mas é necessário que estejamos em condições d’Ele usar-nos. O que falamos, pensamos, vemos e fazemos, deve estar agradando a Ele.
Se Não tivermos esses requisitos abandonaremos as batalhas, deixaremos nossos plantios pela metade e seremos atacados até que sejamos consumidos.
Deus em uma grande conquista para aqueles que crêem n’Ele.
Aproveite esse tempo, seja fiel, acredite e confie no poder d´Aquele que tudo fez.
Seja um(a) Conquistador(a)!