Texto: Gênesis 33:22-31
Introdução: Jacó está retornando para casa depois de cerca de vinte anos distante, quando teve que fugir depois de ter enganado seu pai Isaque passando-se por Esaú. Depois de vários contratempos com seu sogro Labão e seus cunhados, Deus lhe disse para retornar ao lar paterno. Jacó estava deixando para trás muitas pessoas descontentes com sua atuação e estava voltando para o lugar onde ele tinha deixado para trás uma pessoa –agora poderosa – seu irmão Esaú, também muito descontente. Quando ele soube que seu irmão vinha encontrá-lo acompanhado de quatrocentos homens, ficou muito temeroso e procurou um modo de acalmá-lo com muitos presentes. Mas percebeu que não seria possível. Então, deixando suas espertezas para trás procurou refúgio em Alguém que pode socorrer nos momentos de grande aflição. Acompanhemos o texto e a luta desesperada de Jacó por si e pelos seus filhos e mulheres.
1. Jacó cuida pessoalmente da segurança da sua família e bens (vs. 22, 23). Jacó se mostra muito responsável com sua família antes de começar uma grande batalha que vai mudar toda a sua vida. Ele estava muito tenso, mas não se descuidou da sua família.
2. Uma luta solitária (vs. 24). É muito importante ter companheiros de oração. Mas existem momentos que a nossa luta é pessoal, intensa e solitária com Deus, como aconteceu com Jacó naquele momento.
3. Enquanto não me abençoares, não te deixarei (vs. 25, 26). Depois de toda uma noite de intensa luta em oração, o Anjo lhe disse para soltá-Lo, mas Jacó se apegou mais ainda a Ele dizendo: “Não te deixarei ir se não me abençoares”. É com persistência que ganhamos nossas batalhas.
4. Assumindo a própria identidade (vs. 27). Antes de abençoá-lo o Anjo quer saber o seu nome pronunciado por ele mesmo. E ouve a resposta esperada: Jacó (Gn. 17:15-24). O começo da bênção de Deus acontece quando assumimos diante de Deus as nossas fraquezas, pecados e limitações.
5. Deus escreve uma nova história na vida de Israel (vs. 28). Quem muda a história de nossas vidas é Deus, como fez com Jacó, agora Israel, portador das promessas divinas.
6. Israel se interessa por Deus: “Qual é o teu nome" (vs. 29)? Uma coisa importante é a vontade nova de Jacó quem é Deus. Todo crente se interessa por conhecer mais a Deus.
7. “Vi Deus e fui salvo” (vs. 30). A Bíblia diz que muitos verão a Deus e serão condenados. Mas aquele que teve uma verdadeira experiência de salvação verá a Deus e será salvo, como foi Jacó.
Conclusão: “Saiu-lhe o sol quando passou Peniel (a face de Deus)”. Jacó agora “manquejava da sua coxa”, mas é melhor ser manco com Deus do que andar fisicamente perfeito, mas não ter a Sua marca (Mateus 18:8). Hoje a marca que o crente tem de Deus é o selo do Espírito (Efésios 1:13). Quem tem esta marca é salvo por Deus, como foi Jacó.