Eis o que realiza o Espírito Santo na vida do homem pecador e do crente em Jesus:
E = Ensina, com amor e diligência, a todo crente que busca a verdadeira sabedoria para sua vida espiritual (Lucas 12:2; Tiago 1:5). Ele é o Mestre Onisciente.
S = Santifica o homem salvo, separando-o do mundo e das coisas que no mundo há, prejudiciais à alma e ao Reino de Deus (I Pedro 1:2). Ele é o nosso altar.
P = Purifica o cristão de todas as impurezas com que o pecado tem marcado o coração e o caráter humano (2 Timóteo 2:21). Ele é o Fogo Purificador.
I = Ilumina nossa mente no conhecimento da Verdade e nossos passos nas veredas da Justiça (Salmo 34:5). Ele é o Castiçal de Deus.
R = Regenera o pecador, em sua conversão, tirando de dentro do convertido todo o pecado, fazendo-o um "novo homem" (João 3:5-6). Ele é o Regenerador.
I = Intercede pelo crente e por Sua Igreja "com gemidos inexprimíveis", tão grande é Seu amor e Sua misericórdia (Romanos 8:26). Ele é o nosso Intercessor.
T = Testifica de Jesus, em favor do pecador, com o fim de convencê-lo de seu estado de necessidade espiritual (I João 5:6). Ele é o Testemunho do Céu.
O = Orienta o crente, o obreiro de Deus, na vida que deve viver e no trabalho que deve realizar (João 16:13). Ele é a nossa Bússola.
S = Sela o crente com Seu próprio selo, o "selo do Espírito", imprimindo-lhe na alma as marcas de Deus, o sinete da Realeza Divina (Efésios 1:13). Ele é o Selo.
A = Aviva o crente fraco, frio, desalentado e sem poder no seu testemunho e na sua mensagem (Atos 1:8). Ele é o Poder do Alto.
N = Nutre a alma faminta do cristão com o Maná dos Céus e a Água da Vida (João 6 :31-33). Ele É o nosso Vitalizador.
T = Transforma a alma do pecador, "convencendo-o do pecado, da justiça e do juízo", levando-o a Cristo para salvação; Ele transforma a alma do crente, batizando-o com o fogo do Céu (Atos 1:5). Ele é a Brasa Viva do Altar de Deus.
O = Opera no crente as Suas virtudes: "amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. " (Gálatas 5:22, NVI). Ele é o Todo-poderoso e Um com o Pai e o Filho.