Texto: “Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lucas 9.62).
“Dai voltas às ruas de Jerusalém; vede agora, procurai saber, buscai pelas suas praças a ver se achais alguém, se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela” (Jeremias 5.1).
Introdução: Tem-se dito que somos uma sociedade que não quer compromissos, não queremos assumir. Nosso Deus é um Deus de compromissos. Jesus comprometeu-se tanto que se fez carne, habitou entre nós, tomou nossos pecados e na cruz deu a sua vida por nós. Isto é compromisso. Em que devemos nos compromissar? Veja abaixo:
1. Compromisso com a oração.
- À semelhança de Jesus (Mc 1.35; Lc 6.12; Lc 22.44).
- Persistência (Lc 18.1).
- Eficácia da oração (Tg 5.16).
- Orar é tocar o trono, orar é abrir as janelas do céu, orar é ver o braço de Deus em movimento, orar é vida de intimidade com Deus, orar é crer contra a esperança, orar é ver Deus trazendo à existência as coisas que não existem, orar é saber que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais, orar é ter a chave que abre portas.
2. Compromisso com a Palavra.
- De estuda-la (Jo 5.39).
- De meditar nela (Sl 19.14; Sl 1.2).
- De guarda-la no coração (Sl 119.11).
- De ama-la (Sl 119.97).
- De pratica-la (Mt 7.24, 25).
- De semeá-la (Sl 126.6).
3. Compromisso com o Reino de Deus.
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
Significa meu caráter, meu estilo de vida, meu testemunho. “O Reino de Deus está dentro de vós”. Quando o Reino de Deus está dentro, ele reflete por fora. Aí é o sal fora do saleiro, é a luz no velador, é o fermento na massa. Mais do que distribuir a Bíblia, nós somos a Bíblia ambulante (2 Co 3.2), mais do que pregar com palavras, nós somos o bom perfume de Cristo (2 Co 2.15). Paixão pelo Reino, amor pelo Reino, compromisso com o Reino, é engravidar-se do Reino, é viver o Reino, é ser mártir do Reino, é ter o Reino como prioridade. Veja o testemunho do apóstolo Paulo (At 20.24).
4. Meu compromisso com a família.
- Como sacerdote da família (Jó 1.5).
- Como abençoador da família (Gn 49).
- Como líder da família (1 Tm 3.4, 5).
- Sua família é prioridade?
- Como vai a sua família? (2 Rs 4.26).
Conclusão: Deus está à procura de pessoas que se disponham a uma vida de sério compromisso com a oração, com a Palavra, com o Reino e com a família. Você está disposto, com a ajuda da graça de Deus, selar hoje o seu compromisso?
Messias Anacleto Rosa