Texto: “Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12.1-3).
Introdução: Deus chamou a Abraão e lhe fez promessas, mas para que estas promessas se cumprissem em sua vida ele teria que destruir totalmente as bases humanas e carnais que estavam travando sua vida. Abraão era o pai de uma grande nação em potencial, mas para que isto se tornasse uma realidade de fato em sua vida, ele teria que aprender a tomar decisões corretas e a viver estabelecido em princípios.
Abraão não nasceu pai de uma grande nação de fato, ele o era em potencial, mas as suas decisões e atitudes corretas é que fizeram dele o pai de uma grande multidão e o pai da fé.
Todos nós somos mais que vencedores em potencial; temos vida abundante em potencial, somos prósperos em potencial, mas há um caminho entre o ser em potencial e o ser de fato.
Para que as bases sobrenaturais se estabeleçam nas nossas vidas e as promessas de Deus se cumpram em nós precisamos saber que:
Toda estrutura humana carnal precisa ser abandonada.
Todo princípio bíblico precisa ser observado.
1. O perigo de convivermos com bases humanas
a. Viver uma vida conflituosa (Gênesis 13.1-13; 21.8-12).
b. Perder o foco ministerial.
c. Viver uma vida de permissividade.
d. Ficar aquém dos propósitos de Deus. (Moisés, Davi e Salomão).
e. Perda da motivação espiritual e ministerial.
f. Troca da fé pelo racional.
2. Como estabelecer as bases espirituais?
I. É necessário abandonar os pecados morais e ministeriais.
II. Deixar ser tratado pelo Senhor como o fez Abraão (Gênesis 22.1-18).
a. Precisamos cuidar melhor de nós mesmos, aprendendo a discernir os momentos em que Deus quer tratar conosco. O mesmo Deus que trata a igreja é o mesmo Deus que trata conosco.
b. Deus cria as situações constrangedoras e os momentos de desconforto para nos revelar as paixões carnais e o câncer espiritual que está no nosso coração (Salmo 32.1-5). Abraão também teve que deixar estruturas carnais e pecados.
c. Deus necessita de homens descomplicados para tratar com pessoas complicadas. Tem muitos pastores que estão mais complicados do que o seu rebanho.
d. Vida ministerial complicada e sem base espiritual gera pessoas com uma visão equivocada espiritualmente.
Conclusão: Para que Abraão se tornasse o pai da fé, ele escolheu caminhar por princípios e destruiu as estruturas carnais e humanas. Ele não ficou dividido entre Isaque e Ismael. Ismael simbolizava a aliança da carne, mas Isaque a aliança do espírito (Gálatas 5.16-17).
Decida hoje, destruir toda base humana e carnal para que você seja hoje um vencedor, não apenas em potencial, mas um vencedor de fato. Aleluia!
Prs. Paulo e Cleir