Texto: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.” (Salmo 133).
Introdução: Temos a necessidade de vivermos unidos uns aos outros, porque só podemos ser edificados e abençoados se permanecermos juntos como um só corpo, “pois, ali o Senhor ordena a sua benção e a vida para sempre”.
1) Vantagens de se viver em comunhão:
- Somos protegidos - “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade” (Eclesiastes 4.9-12).
- Somos edificados mutuamente, isto é, uns aos outros - “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Colossenses 3.6).
- Somos fortalecidos pelo Espírito Santo – “É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião” (Salmo 133. 3a).
- Somos vivificados pelo Espírito Santo – “Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre” (Salmo 133. 3b).
2) Desvantagens de não se viver em comunhão:
- Vivemos desprotegidos e sem cobertura espiritual – “Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas” (Marcos 6.34).
- Corremos o perigo de cair e não conseguir nos levantar – “Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” (Eclesiastes 4.10).
- Perdemos o óleo da unção que desce do trono de Deus, sobre a igreja, (nós) – “É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes” (Salmo 133.2). Veja: Efésios 5.15-18
3) Como manter-se em comunhão?
- Unido a Deus através de Cristo. Este é o princípio espiritual de toda comunhão – “Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1. 5-7).
- Unido à igreja, que é o corpo vivo de Cristo na terra, do qual ele é o cabeça – “o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Efésios 1. 20-23).
- Manter-se regularmente envolvido com os ministérios da igreja e sua visão - “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica” (Filipenses 1.27).
Dinâmica para os discípulos
- Você se encontra em comunhão com Deus e com a igreja?
- Se alguém não está em comunhão com a igreja, pode estar em comunhão com Deus?
- Você se sente de fato envolvido e protegido no corpo de Cristo (igreja)?
Conclusão: Se você se encontra sem comunhão com Deus ou ainda não teve o privilégio de entrar em comunhão com Ele, hoje, você poderá começar a desfrutar dessa vida de comunhão pedindo a Jesus Cristo que te purifique de todo o pecado e venha fazer morada em sua vida. Caso você esteja fora da comunhão do corpo de Cristo, busque sua restauração e passe a usufruir de todas as bênçãos que Ele tem para você.
Pr. Paulo Cezar Martins