Texto: Lucas 10:38-42
Introdução: O mundo ficou louco! Tudo tem que ser imediato e queremos que as coisas a ser feitas fossem feitas ontem! O que era para economizar tempo agora ocupa o nosso tempo (e-mail, telefones celulares).
"Qual é a coisa mais importante?” Jesus nos diz nesta história.
I. A casa aberta de Marta. V.38
1. Tanto amava Jesus: Talvez Marta fosse uma viúva que vivia com o irmão e a irmã em Betânia. Todos eles amavam e honravam Jesus.
2. A sua casa estava aberta para Jesus: É importante manter a casa aberta para o Senhor e seu povo: a prática da hospitalidade, sem murmuração. I Pedro 4:9.
II. O coração aberto de Maria. V. 39
1. Assentada aos pés de Jesus: Fala de devoção e discipulado. Paulo em Atos 22:3 diz que ele foi criado aos pés de Gamaliel.
2. Três vezes aos pés de Jesus:
a. V.39 assentada aos seus pés,
b. João 11:32, cai aos pés de Jesus e
c. João 12:3, ungiu os pés de Jesus com nardo.
3. Como Paulo em Filipenses 3:10:
a. Conhecê-lo,
b. Conhecer o poder da ressurreição e
c. Saber de suas aflições. O coração de Maria foi conhecer Jesus.
III. As muitas coisas de Marta. V. 40,41
1. Ela estava distraída: Literalmente, significa que ela estava olhando em muitas direções. Jesus estava em sua casa, mas ela tinha perdido o foco. Ele era Salvador, mas não Senhor.
2. Mitos sobre estar muito ocupado:
a. O serviço tem igual importância. Mas na verdade ele muitas vezes nos impede de desenvolver relacionamentos importantes;
b. Na verdade o que você é; é mais importante do que aquilo que você faz;
c. Correndo vamos ganhar mais tempo;
d. O tempo inativo é tempo perdido
3. Deus deu o sábado para descansar.
a. As muitas coisas de marta resultam em:
- Repreender Jesus,
- Insinua que Jesus é indiferente;
- Diz a Jesus o que fazer.
IV. A coisa mais importante de Maria. V. 42
1. Colocar Jesus em primeiro lugar: As muitas coisas não distraiam Maria. Ela estava centrada em Jesus. Filipenses 3:13, “uma coisa eu faço” ...., Mat. 6:33, “mas buscai primeiro o reino” ....., Salmo 27:4, “uma coisa eu peço ao Senhor” .....
2. Ao pecador falta uma coisa, o cristão tem uma coisa: Lucas 18:22, “Ainda te falta uma coisa”. O Pecador não tem Jesus como seu Salvador, enquanto o cristão precisa mantê-lo como seu Salvador.
3. Deus está procurando adoradores: João 4:23 Maria era uma adoradora. As muitas coisas de Marta podem ser feitas de forma mais eficaz e sem distração, se nós o adorarmos em primeiro lugar.
Conclusão: Tudo que fazemos tem de sair da adoração a Deus. É assim que recebemos nosso pão de cada dia, o nosso sustento e força espiritual para fazer as outras coisas. A adoração é a única coisa que não será tirada de nós inclusive no céu.
Pr. Aldenir Araújo