Texto: Gênesis 17.1-5
Introdução: Ninguém será salvo porque diz que conhece a Deus, porque diz que vai a igreja, porque diz que conhece.
Analise a sua situação!
1) Agora, pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte. (Romanos 8.1-2).
a - Estar em Cristo, significa: Estar com a minha vida inteiramente entregue nas suas mãos, é ter a certeza de que ele reina sobre a minha vida e de que Ele é o meu único Senhor e salvador.
b - Você está condenado ou absolvido?
2) Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e a paz. (Romanos 8.5-6).
a - Para onde você tem pendido. Que tipo de vida você tem vivido?
b - Você tem desejado viver uma vida de santidade, ou satisfazendo a sua carne?
c - Se você for verdadeiramente um homem espiritual e nascido de novo, o seu desejo e sua disposição não pode ser para a carne e para o pecado, porque o que habita na sua vida é a lei do Espírito e não da carne (natureza humana pecaminosa).
d - Você vive na carne ou no Espírito?
3) Se, porém, Cristo está em vós, o corpo na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. (Romanos 8.10).
a - Se Cristo, verdadeiramente está em nós, a nossa carne, está morta, por isso, não temos razão para vivermos no pecado, pois agora o que predomina em nós é a vontade do Espírito Santo no nosso espírito vivificado.
b - Você está morto para o pecado?
4) Porque se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (Romanos 8.1, 14; Tiago 1.14-15).
a - Se você caminha segundo a carne caminha para a morte, porque somente através do Espírito Santo podemos mortificar os feitos do nosso corpo (carne). Se você não tem o Espírito de Deus você não é d'Ele.
b - Você caminha para a vida ou para a morte?
5) O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8.16).
a - Quando o Espírito Santo faz a obra da conversão genuína no nosso espírito, Ele nos concede a capacitação para crermos no sacrifício de Cristo Jesus e professarmos pela fé que somos filhos de Deus.
b - Você é filho de Deus realmente?
Conclusão: Analise sua vida e conclua, se você tem o Espírito de Deus no seu espírito e pode declarar pela fé que é filho de Deus. (João 1.12).