Tema: Josué - Vencendo os Desafios da Vida
Texto: E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te (seja corajoso), porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.
O Senhor pois é aquele que vai diante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. Deuteronômio 31:7,8.
Introdução: O livro de Deuteronômio é o livro dos registros das Leis do Senhor de forma resumida, contido no Pentateuco Judaico, que significa ensino e instrução, cuja a autoria desta obra é concedido a Moisés.
Nos últimos capítulos de Deuteronômio, está registrado evidentemente as últimas instruções de Deus ao Seu povo (Israel – propriedade peculiar do Senhor), antes de possuírem a terra prometida, e aqui no capítulo 31, analisamos de forma clara e objetiva o Grande Desafio que o Senhor concede a Josué filho de Num, o sucessor de Moisés.
Moisés estava no final de sua carreira, aguardando sua partida, foi impossibilitado de entrar na terra da promessa de forma física, pois espiritualmente no jardim das oliveiras ele esteve com Jesus ao lado de Elias durante a transfiguração. Preocupado com sua partida e o fim de sua missão, Moisés pede a Deus um sucessor, no qual o Senhor revela sua vontade direcionada a Josué.
Desenvolvimento:
As duas principais responsabilidades de Josué diante desse Grande Desafio imposto pelo o Senhor, por sua vez era grandiosa:
1- Josué estaria responsável por todo povo de Deus;
- A responsabilidade incluía:
- Supervisionar
- Instruir
- Cuidar
- Proteger
2- Era necessário travar grandes batalhas para conquistar a Terra Prometida:
- As grandes batalhas incluía:
- Destruir as fortificações
- Destruir os fortes exércitos armados cananeus
- Aniquilar os gigantes filhos de Anaque
Mediante esses desafios Josué precisa de quatro qualidades para colocar em ação e vencer “O Grande Desafio”, sendo que essas qualidades o próprio Moisés o instruiu:
1. Ser Forte - Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena. Provérbios 24.10
“...porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Números 8.10
“A lei e os profetas duraram até João, desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.” Lucas 16.16
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” Efésios 6.10
2. Ser Corajoso - Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. II Timóteo 1.7
“Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Hebreus 10.38
“Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte”. Joel 3.10
3. Não Ter Medo
Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Apocalipse 21.8
4. Não Desanimar - Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Clímax
Essas quatros atitudes Josué teria que ter para vencer, porém com o respaldo das promessas de Deus:
1. O Senhor irá em nossa Frente
“O Senhor pelejará por vós, e vos calareis.” Êxodo 14.14
“Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8.31
2. Nunca Deixará
“Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.” Salmos 121.3
3. Nunca Abandonará
“Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.” Salmos 27.10
“pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” Isaias 49.15
Conclusão:
Independentemente dos Grandes Desafios que surgem a cada momento em nossa caminhada Cristã, podemos ter a certeza de vitória que Deus tem preparado aos que nele confiam de todo o coração. O Senhor prometeu que estaria conosco em todos os momentos proporcionando força necessária e a capacitação do Espírito Santo para sermos cheios de autoridade e poder para vencermos. Basta confiar-mos até o fim e suas promessas iram se cumprir em nossas vidas. Amém!
Cleber Renato da Silva
Muito bom edificante
ResponderExcluir