Renovado pelo Senhor

Texto: Isaías 40
27 Por que dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está escondido ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. 29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, 31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.

Calebe: Antigo, mas não velho!!! Perfume com fragrância de carro novo! O interno que perguntou se minha Igreja era renovada!

I. O Deus que renova o seu povo

a) o Deus cuja Palavra subsiste eternamente
Is 40:7 Seca-se a erva, e murcha a flor, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade o povo é erva. 8 Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.
b) O Deus de todo o Conhecimento Is 40:13 Quem guiou o Espírito do Senhor, ou, como seu conselheiro o ensinou?
14 Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse entendimento, e quem lhe mostrou a vereda do juízo? quem lhe ensinou conhecimento, e lhe mostrou o caminho de entendimento?
c) O Deus de todo o Poder
Is 40:22 E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar. 23 E ele o que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra. 24 Na verdade, mal se tem plantado, mal se tem semeado e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, quando ele sopra sobre eles, e secam-se, e a tempestade os leva como à pragana.
d) O Espírito Santo, nosso RENOVADOR 

II – O povo a quem Deus renova

Is 40: 11 Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente. Is 41:31 “os que esperam no Senhor...”
* Deus renova os que o buscam: Sl 51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”
* Deus renova os inconformados: Rm 12:2 “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento (da vossa mente “nous”), para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”
* Deus renova a nossa mente: Rm 12:2 “transformai-vos pela renovação da vossa mente”

III – Para que Deus renova o seu povo?

2 Co 4: 16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; 18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.
a) Deus nos renova para não desfalecermos
b) Deus age no nosso “homem interior” (para que seja sempre novo) Ef 3:16 (dobro meus joelhos perante o Pai) “para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior” (diferente do homem exterior, que fica cada vez mais velho)
c) Deus nos renova para nos dar sua visão:
- para que as tribulações nos pareçam leves e momentâneas - para que reconheçamos seu imenso amor:
Efésios 3:17 e 18 “que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.”
- para que reconheçamos o peso e o caráter de glória da sua herança


Paulo Rogério Petrizi

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem