I- INTRODUÇÃO
a- A cruz era um lugar de maldição. Nela eram pendurados os mais terríveis criminosos para que pagassem suas dívidas. A cruz era um símbolo de zombaria. Era usada para atemorizar o povo.
b- As pessoas que eram penduradas na cruz passavam por extensas horas de agonia. A primeira dor que o crucificado experimentava era a febre causada pela infecção que trazia tremores e forte suor. Na cruz o crucificado padecia de todo tipo de dor, o que o fazia sentir necessidade de beber algo, pela desidratação que sofria.
c- Jesus, pendurado no madeiro, sofreu cada uma dessas sensações e dores. Quando Ele sentiu sede, lhe deram vinagre com fel, mas Ele se recusou a beber.
d- A morte de Jesus na Cruz do Calvário foi a maior demonstração de amor que alguém já teve até hoje por você. Se você pudesse experimentar por um momento o dia em que Jesus morreu, sua vida mudaria completamente. Eu quero que você experimente este dia.
e- Embora fossem três horas da tarde, toda a terra se encheu de densas trevas. Isso aconteceu por causa da maior manifestação de legiões demoníacas que organizadas pelo próprio Satanás, rodeou a terra com a escuridão. Naquela hora todas as suas maldições estavam caindo sobre Jesus. No momento que ele estava morrendo houve trovões, relâmpagos e escuridão.
f- As últimas palavras de uma pessoa na sua morte possuem um poder enorme, porque revela o desejo do coração daquele que está morrendo.
g- As últimas palavras de Jesus no madeiro revelam o grande sacrifício que o Autor e Consumador da vida fez pela raça humana.
1- PRIMEIRA PALAVRA DE VITÓRIA: PERDÃO
a- “Lucas 23.24: Contudo, Jesus dizia: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”
b- Como é difícil expressar perdão quando todos estão contra nós. E Cristo fez isso por você.
c- Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é transmitir perdão. Perdão é um ato de fé, que nossos sentimentos se recusam a liberar. Não é lógico perdoar aquele que nos traiu que abusou de nossa confiança, que nos roubou, que nos feriu, insultou, difamou, etc. Nenhuma pessoa é merecedora do perdão, mas o Senhor nos perdoa, não porque merecemos, mas porque é misericordioso e o seu perdão é sem limites.
d- Precisamos tomar a decisão de transmitir perdão àqueles que são contra nós.
e- Quando perdoamos, algo se quebra no mundo espiritual, e nós somos renovados. Quando o ressentimento ocupa um lugar em seu coração, você não pode ser você mesmo, embora passe dez, vinte ou mais anos. Quando perdoamos recuperamos a nossa identidade. Jesus disse: Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas. Marcos 11.26. O perdão é o remédio para alma e devemos praticar todos os dias.
2- UMA PALAVRA DE MOTIVAÇÃO PARA DESFRUTAR DE SUA PRESENÇA
a- Lucas 23.43: Senhor lembra-te de mim quando estiveres em teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
b- Jesus continua dizendo a cada um que se aproxima dele: filho, a partir de hoje, você estará dentro do meu propósito! Estar dentro do propósito de Deus é permanecer no centro de Sua vontade.
c- Jesus pediu ao seu Pai: Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. João 17.15
d- Moisés sabia que para poder dirigir um povo tão numeroso como o povo de Israel, era necessário a presença de Deus todos os dias. Ele disse que não sairia do lugar até ter certeza de que Deus estaria com ele. E Deus lhe disse: A minha presença irá contigo, e Eu te darei descanso – Ex 33.14 – A razão que nos motiva a continuar é a presença de Deus nos acompanhando. Moisés ficou firme diante da ira de Faraó, teve coragem de enfrentá-lo, suportou as queixas de milhões de pessoas desgostosas porque Deus estava com ele. Moisés necessitou da presença de Deus e Deus garantiu que Ele estaria com Moisés. Disse Davi: Tu me farás ver os caminhos da vida; na Tua presença há plenitude de alegria, na Tua destra, delícias perpetuamente. Salmo 16.11. Deus será sua companhia em sua trajetória!
3- UMA PALAVRA DE RESTAURAÇÃO FAMILIAR
a- E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus Sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa. João 19.25-27
b- O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou. Eclesiastes 3.15
c- Deus irá restaurar a sua família.
d- O diabo tem tentado desintegrar a família. O G12 foi levantado por Deus com uma unção para a restauração familiar. Os Encontros são usados por Deus para trazer restauração aos lares.
e- Hoje Deus quer iniciar a obra de restauração da sua família.
4- UMA PALAVRA DE ACEITAÇÃO
a- Por volta das três horas da tarde, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli,Eli, lama sabactâni. O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27.46
b- Completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento – Fp 2.2
c- Jesus usou a linguagem de sua infância para falar com o seu pai, ensinando como é importante lembrar algumas coisas para curar aquelas feridas produzidas nessa etapa de nossa vida. Muitos lutam contra as lembranças do passado e ainda vivem a ferida causada na infância. O abandono que Jesus sofreu supera qualquer um que nós possamos sofrer. Ele padeceu abandono de todos. Mas a ferida mais profunda foi causada pelo abandono do Pai por causa do seu pecado.
d- Sedes fortes e corajosas não temam, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará. Dt 31.6
e- Deus não está longe de você. E de hoje em diante você não precisa estar mais sozinho.
f- Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. MT 11.28
g- Se lance hoje nos braços eternos de Deus, e faça dele o Seu Pai, Seu companheiro, Seu tudo, porque Jesus sofreu o abandono para que você seja salvo.
Ap. Idilmar Assis