Texto: Números 22:2
Introdução:
Balaão levantou-se pela manhã, pôs a sela sobre a sua jumenta e foi com os líderes de Moabe.
Balaão, que apesar dele ser um servo de Deus, ele tinha se esfriado e perdeu a comunhão com Deus.
I. Quando Perdemos A Comunhão Com Deus Não Conseguimos Enxergar Os Propósitos De Deus.
Números 22:6; 8; 12
Deus estava dizendo a Balaão: Eu abençoei este povo. Ninguém poderá amaldiçoá-lo. Este povo é meu povo. Este povo está cheio da minha bênção.
Efésios 1:3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
Salmos 91:10. Nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda (casa).
Pergunta: Porque Balaão Perdeu A Comunhão Com Deus?
II. Quando Perdemos A Comunhão Com Deus Caímos Num Descontrole Emocional
(Números 22:21-23) Balaão, de profeta de Deus, se tornou espancador de animais. E não era qualquer animal. Era seu animal de estimação.
Ele ficou nervoso porque o animal estava tirando ele do propósito de ganhar dinheiro fácil.
Pergunta: Como Podemos Vencer Este Descontrole Emocional?
(Números 22:25-29)
O descontrole de Balaão mostra que ele estava longe de Deus.
Toma cuidado. Se você é uma pessoa que se descontrola facilmente, é porque falta comunhão com Deus. Busque se encher do Espírito Santo!
III. Quando Perdemos A Comunhão Com Deus, Adquirimos Um Espírito De Ingratidão
(Números 22:30-31)
Nessa conversa da jumenta com o profeta, vemos que ela reclama da ingratidão de Balaão e do seu tratamento grosseiro e violento, fazendo com que ele se lembre dos serviços que ela lhe tem prestado ao longo da sua vida.
Mas Balaão, cego espiritualmente, mantém o seu coração duro e ingrato... ele está tão cego, tão tapado espiritualmente, que nem percebeu que era a jumenta que estava falando com ele.
Pergunta: Como Podemos Vencer Este Espírito De Ingratidão Em Nossa Vida?
IV. A Falta Da Comunhão Com Deus Pode Nos Levar À Morte:
(Números 22:32)
Então o anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim:
(Números 22:33)
Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida. Por causa da jumenta, Deus poupou a vida de Balaão.
O profeta Balaão escapou da morte pelo menos três vezes seguidas, e graças a visão da sua jumenta, porque ele mesmo não estava enxergando o perigo...
pergunta: porque a falta de comunhão com deus pode nos levar à morte?
Explique: Balaão não conseguia ver o Anjo do Senhor com uma espada na mão, pronta para matá-lo! A jumenta viu e se desviou... Balaão não viu e estava sendo livrado da morte.
Na Bíblia encontramos o relato de muitas outras pessoas cegas espirituais e até mesmo uma cidade inteira (como Jerusalém, que não enxergou o Messias).
Mateus 23:37-39 “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram. Eis que a casa de vocês ficará deserta. Pois eu lhes digo que vocês não me verão mais, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’”.
Conclusão:
Volte à comunhão com Deus nesta noite. Peça perdão à Ele.
Pare de correr atrás de coisas que tiram a sua sensibilidade a Deus.
Peça perdão e retorne a sua comunhão com o teu Criador.
No amor de Cristo!
Pr. Maucir Lehn