Texto: I Coríntios 11:23-29 e Outras Passagens
Introdução:
- A “Ceia do Senhor” é uma expressão Bíblica. Também, é chamada de “o partir do pão “o cálice da bênção”, “a comunhão” e “a mesa do Senhor”
- A Ceia foi instituída pelo próprio Senhor Jesus Cristo e nos apresenta várias mensagens.
No “partir do pão” e no “beber do cálice”:
1. Somos conduzidos a retrospectiva. v. 23-24
“Porque eu recebi do Senhor este ensino que passei para vocês: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: “Isto é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim.”
- Celebramos a ceia, como um ato MEMORIAL.
2. Somos conduzidos ao reconhecimento. v. 25-26
“Assim também, depois de cear, ele pegou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim.” De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.”
- Celebramos a ceia, como um ato de CULTO.
3. Somos conduzidos a reflexão. v. 27-28
“Por isso aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo que ofenda a honra do Senhor estará pecando contra o corpo e o sangue do Senhor. Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice.”
- Celebramos a ceia, como um ato de CONFISSÃO.
Conclusão:
Quando olhamos para o calvário:
a) Podemos RECORDAR o que seríamos sem CRISTO.
b) Podemos PENSAR o que somos com CRISTO.
c) Podemos MEDITAR o que em CRISTO.
Pr. Vitor Hugo