Texto: Atos 17.1-6
Introdução
“Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui”, disseram os adversários dos cristãos. Sem querer, lhes fizeram um elogio!
- O que se espera de um servo de Deus é que ele cause um “rebuliço santo” por onde passe. Do que precisamos para, como igreja, alvoroçar o mundo?
I. Alvoroçadores Vão Onde As Pessoas Estão (V. 1)
- O grande alvo do amor de Deus são as pessoas, e por isso devemos ir até elas.
- Sertanejos, índios, presidiários, dependentes químicos, trabalhadores, órfãos, enfermos: todos são amados por Deus, e precisam dos cuidados do povo de Deus.
- De que serve o sal dentro do saleiro? De que serve a igreja dentro de quatro paredes:
II. Alvoroçadores Anunciam O Verdadeiro Evangelho (V. 2,3)
“Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1.15) – e não para enriquecê-los, dar-lhes sempre a cura e a fartura, etc.
- Hoje em dia, há muitas pessoas falando sobre Deus, mas quantas estão pregando o verdadeiro evangelho? Multidões em busca de cura ou prosperidade estão indo para o inferno porque ninguém lhes diz que precisam receber o perdão de seus pecados através do sangue de Jesus!
- A mensagem que causa impacto, que muda pessoas e países, é o verdadeiro evangelho, e não suas imitações.
III. Alvoroçadores Despertam Diferentes Reações (V. 4,5)
- Sempre haverá uma multidão para se converter, e outra para se opor. O evangelho não é “politicamente correto”. Ele traz alegria para o que crê, mas indignação para aquele que fecha o seu coração.
- “A igreja primitiva foi importante porque era intolerável, e era intolerável porque era intolerante. Não socialmente intolerante, sem compaixão. Mas intolerante com qualquer salvação que não fosse a cruz, com qualquer Deus que não fosse o deles, e com qualquer Senhor que não fosse Cristo” (Ted Cluck).
- Você está pronto a posicionar-se, radicalmente, por Cristo?
Conclusão
- Como os missionários do primeiro século, vamos alvoroçar a nossa pátria para Cristo! Ore, contribua, vá!
- Faça da sua vida um impacto para a nação!
Pastor Marcelo Aguiar