Texto: Efésios 5:15-20
Introdução:
A Bíblia ensina que o cristão nasce de novo para uma vida a qual é diferente da vida anterior que vivia. 2 Coríntios 5:17.Esta nova vida se caracteriza por ser uma vida “espiritual” e não “carnal”. João 3:6. Mas como se vive conforme o Espirito Santo? É possível?
O apóstolo Paulo nos ensina acerca de como deve ser a vida espiritual do crente. Examinemos nossa vida espiritual conforme a Escritura e como podemos render-nos a ele para experimentar a “Plenitude do Espirito”.
I. O apostolo nos exorta a que examinemos com cuidado a maneira que vivemos. V. 15
1. O caminho do néscio. Salmos 14:12. O caminho do sábio. Salmos 111:10; Provérbios 1:7; 9:10
II. Uma característica de espiritualidade é uma boa mordomia do tempo. V. 16
1. O tempo è muito valioso para que o cristão espiritual o desperdice2. Nosso testemunho em todo tempo è indispensável para o Evangelho. Colossenses 4:5.
II. O cristão espiritual procura conhecer a vontade de Deus. V. 17
1. As prioridades do cristão cheio do Espirito não são as mesmas do cristão carnal. O cristão espiritual deseja não somente fazer como também conhecer o que Deus quer (às vezes não queremos saber - Balaão).2. O cristão que vive no Espirito tem uma nova mentalidade a qual procura dar prioridade a Cristo. Romanos 12:2;
1 Coríntios 2:16
III. O cristão espiritual está cheio do Espirito Santo. V. 18
1. Aqui vemos una comparação entre a conduta carnal e a espiritual.a. O desenfreio e o descontrole da vida carnal. V. 18ª
b. A temperança è fruto (resultado) de ser cheio do Espirito Santo. Gálatas 5:22; 1 Tessalonicenses 1:7.
c. “Sede cheios” è uma ordem. Todo cristão deveria procurar e desejar ser cheio do Espirito Santo cada dia.
2. O Apóstolo Pedro è um bom exemplo para ver a diferença que faz a plenitude do Espirito Santo na vida do crente ao invés de descontrole e covardia; Poder, Amor e Domínio Próprio.
IV. O cristão espiritual fala de coisas espirituais. V. 19
1. Em nossos lábios deve haver louvores e adoração em todo momento.2. O que sai de nossos lábios deve estar de acordo com nosso coração (nossas verdadeiras intenções / ações) – Isaias 19:13
V. O cristão espiritual tem um coração agradecido.
1. O egoísmo, o orgulho, a soberba e a arrogância não são características do cristão espiritual, mas são fruto da carne.2. Sempre deve haver uma atitude de humildade e agradecimento a Jesus, não importa o tamanho da vitória que alcançamos. (O leproso samaritano que Jesus curou)
Conclusão:
È a vontade de Deus que cada cristão seja “cheio do Espirito Santo” experimentando a santificação e o poder de Deus para uma vida vitoriosa, mas também espera que procuremos ser cheios do Espirito cada dia por meio da obediência a sua Palavra e a submissão a sua vontade. Esta é a única maneira de poder vencer a carne e viver uma experiência cristã vitoriosa. Rendamos-nos cada dia mais a Jesus para poder desfrutar sempre esta “Plenitude do Espirito”.
Pr. Aldenir Araújo
Muito bom mesmo
ResponderExcluir