Está chegando uma data que marca intensamente o calendário nacional, o carnaval. Já se sabe que essa festividade não é somente sobre cores, ritmo, arte e cultura. Há o outro lado da “festa”. É um período em que a nação chora muito, pois testemunha milhares de acidentes, mortes e todo tipo de crime acontecendo de forma aumentada. Por outro lado, Deus quer usar a sua igreja para transformar essa realidade.
O som do tamborim pode ser para Jesus: “Comecem o louvor, façam ressoar o tamborim” (Salmo 81.2), como quando Miriã pegou o seu instrumento de percussão e dançou após a travessia do Mar Vermelho: “Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando” (Êxodo 15.20). Quem tem alegria verdadeira não pode contê-la, mas levar para quem realmente precisa.
Se a igreja se enclausura, não há som de salvação, ritmo da esperança, desfile da fé, esperança e amor. Se a luz dissipa as trevas, o melhor lugar para ela estar é aonde há trevas. Não há dúvidas de que um cristão gosta mais de estar no ambiente de adoração e comunhão, no qual o povo de Deus se encontra. Mas quando Jesus enviou os seus discípulos, os avisou: “Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos” (Lucas 10.3). Isto é sobre doação e não sobre conforto.
Por que fazemos Reação?
O que fazemos como igreja nesse período é uma reação ao exemplo da vida de Jesus, ao convite de doação que Ele nos faz. É uma reação por amá-Lo, por querer que Seu Reino venha sobre as nossas cidades e sobre a nossa nação. Todos os anos, temos vidas salvas nas ações de evangelismo em meio ao carnaval. Já estamos salvos em Cristo, mas estamos aqui para isso: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações” (Mateus 28.19a). Em 2012 foram quase 600 novos discípulos, alguns deles estrangeiros que estavam no Brasil. Este ano, esperamos muito mais.
O que acontece no carnaval no Brasil, ainda que muitos dos participam não tenham plena consciência disso, é a representação da influência maligna durante todo o ano. É papel da igreja, portanto, se posicionar espiritualmente contra as trevas espirituais. Quando anunciamos Jesus e profetizamos vida em um momento como esse, isso afeta o governo espiritual da nação. Não é por mero acaso – visto o posicionamento da igreja de Cristo aqui e em todo o Brasil – que esse ano muitos carnavais foram cancelados, por diversos tipos de impedimentos. A Revista Exame publicou a notícia com o seguinte título: “Carnaval sob perigo”. Não dá para ler uma publicação assim sem a perspectiva espiritual. Há muitos seguidores de Jesus que têm cumprido o seu papel, há uma reação da igreja de Jesus acontecendo. Deus está fazendo algo novo e o melhor ainda está por vir!
Veja quantos carnavais cancelados em todo o país:
- No Vale do Paraíba: São José dos Campos, Guaratinguetá, Lorena, Cruzeiro, Guaratinguetá. Taubaté reduziu a programação a um só dia.
- Outras regiões de São Paulo: Marília, Sorocaba, Itaquaquecetuba, São Carlos, Presidente Epitácio e Porto Feliz.
- Capitais estaduais: Florianópolis e Maceió
- Mais de 20 municípios no Rio Grande do Sul
- Petrópolis e Ilhéus. Há cancelamentos anunciados ainda em cidades de Minas Gerais, Paraíba e Rondônia.
A sua reação
Nos dias 08 a 12 de fevereiro acontecerá o Reação 2013, conferência na qual nossos jovens farão a diferença em 10 cidades da nossa região. O Reação também tem o propósito de reunir a juventude para celebrar o propósito da vida e inspirá-los para uma vida elevada, ao lado de Jesus. Já se tem notícia de muitas igrejas que foram inspiradas pelo Reação a fazer algo também para transformar suas cidades. Foram os casos de igrejas em Caçapava, Araçatuba, Rio de Janeiro, Campo Grande, Juiz de Fora e outras cidades em Minas Gerais e Amazonas.
Ore, mobilize e participe! Faça parte do mover de Deus. Confira a programação no site “elevesuavida.com”. Participe desta história cujo desfecho, pela fé, já podemos ver: o Brasil deixa de ser o país do carnaval.
Vamos juntos, viver pura doação no Reação 2013.