Textos: Amós 4.12 b – ... prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.
1 Co 3.16 – Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Ageu 1:8 – Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR.
Introdução: Querendo ou não cada um de nós, cada ser humano, um dia se encontrará com Deus. O profeta Amós nos alerta para nos prepararmos para este dia. Assim como os pais procuram preparar a criança para a vida, levando-a a escola para aprender as primeiras letras, depois quando cresce, o jovem busca entrar em uma universidade, começa a buscar um emprego e quando termina a faculdade, quer uma pós-graduação. Só assim é capaz de conseguir uma melhor remuneração na vida. Também começa uma procura por sua cara-metade, vem o casamento...Os sonhos e os filhos... e começa um novo ciclo.
Em nossa vida espiritual também temos que nos preparar... Mas o que devemos preparar?
O santuário de Deus. Que conforme 1 Co 3.16 nos afirma somos nós mesmos. Hoje é um tempo em que o mundo nos oferece muitos atrativos para ficarmos cheios daquilo que não agrada a Deus. Muitas vezes guardamos em nossos corações muito entulho e porcaria. Devemos ser um santuário adornado para receber a cada dia mais do Senhor.
Mas como nos preparar e ser um belo santuário para Deus?
A resposta está em Ag 1.8.
1º) SUBI AO MONTE: Subir ao monte não é apenas escalar uma montanha. Quando falamos em subir ao monte falamos na verdade de estarmos mais perto do Pai, gerar entre nós intimidade e conhecimento.
2º) TRAZEI MADEIRA: Aqui está o grande diferencial de quem é bem sucedido na vida cristã e de quem não é. Trazer a madeira, implicava em cortar a árvore, fazer força e carregá-la nos ombros. Espiritualmente falando, trazer a madeira é fazermos a nossa parte. Não adianta querer que Deus faça aquilo que ele já nos deu autoridade para fazer. P.EX.: não adianta orar para Deus tirar o pecado de nossa vida se continuamos a gostar dele e praticá-lo (em Gn 4.7b - “eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”), é você que tem que dar um basta! Você está disposto a ser um santuário agradável para Deus?
3º) EDIFICAI A CASA: Só depois que temos intimidade com Deus e estamos dispostos a fazer a nossa parte é que podemos então, edificar a nossa casa. Nesse ponto, o Senhor começa a nos dizer em que temos que mudar, onde estamos bem, como devemos proceder. Assim quando obedecemos as suas direções, a cada uma delas, tornamos nossa casa mais edificada.
E o resultado disso é: que Ele se agrada e é glorificado!
Conclusão: Você está disposto a agradar a Deus, não só hoje, mas por toda sua vida? Comece a subir agora ao monte, diga para Ele que você quer ter intimidade com Ele. Fale que você fará sua parte, que está disposto a buscá-lo e a fazer Sua vontade. Finalmente O experimente habitando em você com sua plenitude e graça. Tome esta decisão agora e sua vida mudará, com certeza para melhor.