Texto: João 2:1-12
Introdução: Era uma festa de casamento e o vinho havia acabado. O Vinho é a marca da alegria, e, como haverá festa sem alegria? Mas Jesus estava presente. E com Ele sempre o melhor acontece. Mas é necessário atentarmos para algumas atitudes que devemos tomar, pois elas são a base para a realização do nosso milagre:
Esperar o momento certo: Maria disse a Jesus que não tinha vinho, porém, Ele não se moveu e respondeu que não era chegada a “Sua” hora. Não adianta nos desesperarmos, pois Ele é quem sabe o momento certo para que o milagre chegue a nossa vida. Ele sabe tudo que precisamos, porém o tempo para que se cumpram todas as coisas pertence a Ele (“TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Ec 3:1).
Obedecer em tudo: (v.5) “Fazei tudo quanto Ele vos disser”. Não há obediência por partes. Somos obedientes ou não. E quem é obediente não questiona, simplesmente obedece, porque confia no mestre. Vale à pena confiar n'Ele, pois Jesus é muito sábio e quando obedecemos, coisas profundas e escondidas são reveladas Dn 2:22 - "Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.”
Entender que Ele faz o melhor: 1Co 1:27 - "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;”
Jesus usou as talhas da purificação dos judeus. Ele pediu aos discípulos que enchessem as “Talhas da purificação” e a água se transformou em vinho. Assim acontece conosco. A transformação vem quando enchemos as nossas talhas de águas limpas. Precisamos passar pela purificação para que a amargura se transforme em alegria. Sem purificação não há transformação. Não receberemos a alegria genuína se não nos despojarmos da sujeira da amargura, do rancor, do ressentimento, da inveja, etc., que há no nosso interior. Quando usamos a “talha da purificação” o “vinho da alegria” é mais autêntico e saboroso.
Entender que somos participantes do projeto do coração do Pai: Jesus é a “Videira” nós os “ramos” que produz o “Fruto da Videira/Fruto do Espírito” que é transformado em “vinho” que traz alegria aos que bebem. Os que provaram do vinho ficaram maravilhados com o sabor.
Assim Jesus quer fazer conosco, nos purificar (“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gl 5:19-21) para que o “Fruto da Videira / Fruto do Espírito” seja produzido (“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gl 5:22) e transformado em vinho (“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” Ef 5:18)
Aplicação: Este foi o primeiro milagre que Jesus fez, foi o início do Seu ministério. Deixe que Jesus inicie o Ministério d'Ele na sua vida, te transformando num vinho saboroso e um referencial do milagre d'Ele. Certamente todos os que virem este milagre saberão que Ele é o mesmo Deus.
Márcia Lembrance Morello