"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas." Provérbios 2:1-9
O que é ética?
- A ética pode ser definida como o estudo crítico da moralidade.
- Consiste na análise da natureza da vida humana, incluindo os padrões do “certo” e do “errado”, pelos quais sua conduta passa a ser conduzida. Em resumo ética e a aquilo que você pensa e faz.
a) Liberdade e responsabilidade
- Ética pressupõe não apenas liberdade, mas também responsabilidade, porque liberdade sem responsabilidade tende a converter-se em libertinagem, ainda que libertinagem tenha se transformado num principio ético, muito em voga (moda) na sociedade moderna atual.
- A ética interessa-se por todas as decisões, escolhas e avaliações do homem quanto aos valores da vida.
- Concluindo, ética diz respeito a todas as atividades do homem, a serem louvadas ou criticadas e rejeitadas.
b) Diferentes tipos de ética
Quanto à sua aplicação, a ética se divide em vários tipos: ética social, ética política e ética religiosa.
1. A ética social: abrange os princípios que regem o comportamento da família e da sociedade como um todo.
2. A ética política: fala dos princípios de uma condução e administração do bem público, como sejam município, o estado e a federação.
3. A ética religiosa: tem haver com os princípios que regem o comportamento espiritual do homem, pertença ele a religião que pertencer, o professe ele a crença que professar.
ÉTICA CRISTÃ
- No contexto evangélico “ética cristã” é um somatório de princípios que formam e dão sentido à vida cristã normal.
- É a marca registrada de cada crente. É o que cada crente é, pensa e faz. Por aquilo que o crente é e faz, evidencia a sua dependência de Deus e do seu próximo.
- Aqui está a fundamental diferença entre “ética cristã” e “ética” como simples estudo critico da moralidade.
Evidencias duma Ética Cristã
Como modelo de vida concreta, a ética cristã apresenta o crente ao mundo de quatro formas a seguir:
1. Uma escolha nascido de novo.
- Para viver uma vida nova, torna-se necessário que o homem nasça de novo; nasça do céu para as coisas do céu (Jo. 3:3).
- Só que o nascimento espiritual na família de Deus, dota o homem da natureza divina e capacita-o a viver de forma a agrada-lo.
- Só vivendo para Deus o homem estará habilitado para viver o seu próximo, pois a vida que passa a gozar e tão abundante (Jo. 10:10) que dá para comunica-las aos outros.
2. Sal da Terra.
- Aqueles que já experimentaram o novo nascimento e agora vivem de acordo com a vocação divina, Jesus diz: “Vós sois o sal da terra” (Mt. 5:13).
- O sal tem a prioridade de conservar, equilibrar e dar sabor.
- Como “sal da terra” o crente possui a singular responsabilidade de conservar a sua identidade com Deus, ser um agente de equilíbrio e comunicar sabor ao ambiente onde o império da morte se faz presente e impera.
3. Luz do mundo.
- Em Mt. 5:14, Jesus diz “vós sois a luz do mundo”.
- A luz brilha e se opõe as trevas. É exatamente isto que Deus quer que o cristão faça.
- O cristão deve saber que o mundo jamais verá a Deus melhor do que o próprio crente é capaz de apresentar através de suas atitudes. Por isto Jesus acrescentou Mt. 5:16.
- A função do sal é principalmente evitar a deterioração, enquanto que a função da luz é iluminar as trevas; porém, o sal e a luz possuem duas características em comum: eles se dão e se gastam, e isto é oposto de qualquer conceito ético religioso concentrado no ego.
- Portanto, como sal da terra e como luz do mundo, o crente pode viver um modelo de vida, que além de dar segurança e um real senso de realização, contribuirá para que outros se aproximem de Deus e tenham a nova vida oferecida em Jesus Cristo.
4. Testemunha de Jesus Cristo.
- A vida frutífera alcançada através duma comunhão constante com Cristo, capacita o crente a partilhar as imensuráveis riquezas espirituais com aqueles que como ele habitam neste vale de lágrimas.
- Contar aos outros o que Deus fez em seu beneficio é uma das formas mais salutares de manter a benção recebidas.
Demonstração da ética cristã
- A ética cristã é uma norma de vida a se vivida por aqueles que encontraram vida abundante em Cristo, e como tal, deve ser demonstrada através duma contínua comunhão com Deus, de cooperação com o próximo e com a sociedade dum modo geral.
Pr. Alailson Sivirino Dias