Texto: Marcos 6:45-52
Textos Complementares: Josué 1:6; Mateus 28:20; Marcos 16:20; Romanos 1:16-17.
Introdução: Estudaremos sobre as razões que procuram impedir as pessoas de chegarem ao outro lado dos seus desafios cotidianos. A Palavra de Deus quer nos mostrar o caminho da superação dos obstáculos.
1- Esforçando-se para chegar do outro lado.
Jesus havia acabado de realizar um grande milagre: o da multiplicação dos pães. Ao sentir desejo de orar, pediu aos discípulos que subissem em seus barcos e passassem adiante, para o outro lado, a Betsaida. Não contavam, porém, com os fortes ventos que lhe sobreviriam, impedindo-os de cumprir sua missão.
Em algumas ocasiões da vida sentimos que a experiência dos discípulos, de alguma forma, nos parece comum. A adversidade que se levanta quando temos objetivos, metas e alvos estabelecidos, parece tão forte a ponto de quase destruir nossa embarcação.
Apesar de remarem contra a maré, os discípulos não desistiram da luta e foram recompensados por isso. Sua obediência à ordem de Jesus para chegarem em Betsaida, apesar das dificuldades enfrentadas, certamente faria com que os céus e terra se movessem em seu favor (Josué 1:6).
2- Contando com a ajuda sobrenatural.
É maravilhoso perceber como Jesus honrou o esforço dos discípulos, quando eles se dispuseram a cumprir o Seu desejo. O texto bíblico diz que Ele os viu fatigados a remar e, então, levantou-se para ajudá-los a passar para o outro lado. A forma da providência divina também não se deu de maneira natural. Ele foi ao encontro deles, andando sobre as águas.
Todas as vezes que estivermos dentro dos princípios de obediência e fé em Sua Palavra, o sobrenatural estará à nossa disposição. Jesus se levantou para ajudá-los a passar para o outro lado, assim como se dispõe a ajudar-nos a enfrentar nossos desafios. Se for necessário, o sobrenatural entrará em operação para nos auxiliar a chegar do outro lado (Mateus 28:20; Marcos 16:20).
3- Passando para o outro lado.
O Mestre entendia que o s discípulos precisavam de ajuda, não apenas para chegar a Betsaida, mas, principalmente, para passar ao outro lado do entendimento espiritual. Observe que quando Jesus os viu dentro do barco, eles estavam atônitos. A razão se devia ao fato de que eles ainda não haviam compreendido o milagre da multiplicação dos pães. Ora, se não entendemos o primeiro milagre, como entenderemos o segundo? Se não subimos o primeiro degrau, como queremos alcançar o último? Assim os discípulos se encontravam quanto às questões espirituais. Jesus sabia que precisava levá-los, não apenas a um lugar geográfico, mas a um novo patamar de entendimento espiritual que os fizesse amadurecer em Deus.
Precisamos dar passos firmes, rumo ao crescimento espiritual. Primeiro, creio em Deus, arrependido de meus pecados; depois me batizo nas águas, em prova de obediência à Sua Palavra; e então, vou prosseguindo de fé em fé, recebendo novas revelações e novos direcionamentos, na medida em que vou manifestando entendimento do que Deus está fazendo em minha vida (Romanos 1:16-17; 2 Co 3:18).
Conclusão: Não se desanime ao perceber que os ventos contrários insistem em bater contra a sua embarcação. Se o que você faz está dentro do que Deus quer para a sua vida, certamente a provisão sobrenatural virá para o ajudar. O Senhor ama vir ao seu encontro para auxiliá-lo em suas lutas. Lembre-se, porém, que mais importante do que atingir metas quanto à faculdade, profissão, casamento, casa própria, e afins, é necessário crescer espiritualmente. Subir novos degraus de maturidade rumo à perfeição em Cristo.
Aplicação: Cremos que nesta semana você poderá ajudar alguém a superar seus desafios. Busque direcionamento divino para que Ele lhe indique alguém desanimado que necessite de fortalecimento. Vá ao seu encontro para encorajá-lo com palavras de fé. Ajude-o a crer em Deus a despeito das adversidades.