Texto: João 15.16 - “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.”
Introdução: De conformidade com o presente texto, vejamos como deve ser um bom líder no cumprimento do seu ministério, para ter fruto permanente, e experimentar as bênçãos do Pai Celestial. Entenda isto, todos que somos filhos de Deus, fomos chamados a frutificar (Mt 28.18-20).
1 – Deve ter consciência que foi selecionado por Deus para esta tarefa. Pois esse deve ser o foco de sua atenção.
2 – Deve estar unido pela fé à Cristo, como a videira. A fonte de toda a sua vida e atividade. Para frutificar e o fruto permanecer é necessário intimidade com o Mestre (Jesus).
3 – Deve ser operoso, entusiasta, rejeitando a vida ociosa. Ter metas e trabalhar pelo seu cumprimento, eliminando ao longo do caminho toda dispersão.
4 – Deve buscar trabalho, sem esperar que a oportunidade venha até ele. Deve ser pessoa de iniciativa e com os olhos fitos nas portas que o Senhor abrir.
5 – Deve trabalhar, visando produzir fruto, isto é, a salvação das almas dos homens perdidos. Deve trabalhar não só pela comida que perece, mas também, para a vida eterna (João 6.27).
6 – Deve dar glória a Deus por todas as suas realizações, pois através do Espírito Santo é que Deus realiza tudo através dele. O líder precisa alegrar-se em Deus pelas suas conquistas.
7 – Deve regar e cuidar daqueles que plantou, a fim de que essas plantas, almas salvas, não morram e sim, se multipliquem para crescimento do Reino de Deus. É necessário consolidar através de um amor profundo por vidas, dando a atenção e os ensinamentos necessários.
8 – Deve saber como usar o poder da oração, utilizando-se desse poder com freqüência. O próprio Jesus foi o maior exemplo de vida de oração. Na oração ele será fortalecido e também receberá a direção para cada decisão que deverá ser tomada ao longo da vida e ministério.
9 – Deve ter intimidade com o Espírito Santo e saber usar os recursos vindos dele, para frutificação e crescimento em sua vida e ministério. Isto é, a vinda e a permanência dos frutos.
Conclusão: Um líder não foi apenas chamado a dar fruto, esse fruto precisa permanecer no Reino de Deus e gerar novos frutos. Gere esses frutos em oração, jejum e trabalho, e dependa do Espírito Santo para essa obra.
Prs. Roberto e Lourdes