Texto: 2 Tm 3.10-17
Introdução: Conquistar depende de estratégias, mas para manter a conquista é necessário buscar a cura da alma, calar os argumentos, desbaratar os adversários espirituais, e andar segundo princípios estabelecidos na Palavra de Deus.
Vejamos estes princípios na vida de Paulo, que foram transmitidos à Timóteo, e são aplicáveis em nossas vidas.
1– Ensino: Uma característica importante no ministério de Jesus foi o ensino (Atos 1.1). Sem o ensino não há consolidação. Sem ensino não há como as pessoas agirem de maneira correta. Em Mateus 28.20 Jesus nos diz: “ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até os fins dos tempos.”
2– Procedimento: Necessário mudança radical na maneira de pensar, transicionando a mente de perdedor para conquistador, enxergar vitória mesmo em meio ao impossível. Quando mudamos a mente as nossas atitudes serão mudadas imediatamente. Para isto é necessário a busca incessante da cura da alma, isto é, libertar-se dos traumas e dos exemplos de derrotismos, que foram assimilados ao longo da vida (Rm 12.2).
3– Propósito: Um líder, uma igreja, precisa receber em seu coração, isto é, assimilar, as metas, os projetos de conquistas, a direção. Andar sem direção e metas, sem saber onde chegar e quando chegar, certamente não experimentará a conquista dos sonhos.
4 – Fé: Não só falar, mas viver pela fé. Hebreus 10.38 diz: “O meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele.”.
5– Paciência: É necessário ter paciência com os discípulos, eles estão sendo gerados. Também é necessário ter paciência com relação aos desafios que enfrentamos ao longo da vida. Mesmo que o choro dure uma noite, porém, a alegria certamente chegará ao amanhecer. O Salmo 40 diz: “Coloquei toda minha esperança (paciência) no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.”
6 – Amor: Não é uma mera sensação ou empolgação, mas uma atitude baseada no exemplo de Jesus que foi até o fim em seu projeto de salvação do ser humano que tinha se perdido. Paulo em 1 Coríntios 13.4-7 nos dá a medida certa do amor verdadeiro, o amor ágape. Quem ama não faz acepção de pessoas. Quem ama não vê o pecado, o mau cheiro, a feiura, não busca as deficiências, pois o amor encobre tudo isto. O amor supera as diferenças.
7 – Perseverança: Continuar mesmo na hora da adversidade, na hora das portas fechadas, na hora do apagar das luzes, mesmo recebendo relatórios desanimadores, sabendo que o Senhor é fiel para trazer o respaldo e a confirmação da obra das nossas mãos ( Hb 10.38, Hb 6.10-15, 1 Co 15.58).
8 – Perseguições: É uma realidade na vida daqueles que tem grandes sonhos e caminham para conquistá-los. As oposições podem surgir, porém, podemos olhar para o exemplo de Paulo no versículo 11 e 12 que diz: “... Quanta perseguição suportei! Mas de todas essas coisas o Senhor me livrou! De fato todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”
9 – Sofrimentos: Os conquistadores terão sofrimentos decorrentes dos desafios que enfrentará ao longo da vida, porém, viverá uma vida abundante e vitoriosa. Romanos 8.38 diz: “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”
Conclusão: Paulo diz a Timóteo: “quanto a você , porém, permaneça nas coisas que aprendeu e nas quais tem convicção.” (v.14).
Nunca se esqueça: quem anda com Jesus enfrentará desafios ao longo da jornada, porém, a conquista é certa. Salmo 1.6 diz: “Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva a destruição!”
Àqueles que não andam com Jesus, isto é, que não tem uma aliança com Ele, enfrentarão, também, desafios ao longo da jornada da vida e não terão vitórias e, ainda, herdarão a perdição eterna.