Texto: Romanos 12:1-8
Ponto da mensagem: Nós nos conectamos com o Reino de Deus e o povo de Deus se envolvendo.
Passagem Suplementar: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de que tal era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito” (Tiago 1:22-25)
Introdução: O grande violinista, Niccolo Paganini doou seu violino maravilhoso para a cidade de Génova, em perfeitas condições, como se nunca tivesse sido usado. Mas, o encantador violino de Paganini tornou-se hoje uma peça carcomida e inútil, salvo como uma relíquia. A falta de vontade de um cristão para servir em breve poderá destruir a sua capacidade de utilidade.
I. Servindo como uma expressão de amor
A. "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Gálatas 5:13-14)
B. "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon” (Mateus 6:24).
II. Servindo como um exemplo para os outros
A. “Exorta semelhantemente os mancebos a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade. Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós” (Tito 2:6-8)
B. "Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E qualquer que entre vós quiser ser o primeiro seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Mateus 20:26-28)
III. Servindo como uma distração do que é certo (a advertência)
a. “Marta, porém, andava distraída em muitos serviços, e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que a minha irmã me deixe servir só? Diz-lhe que me ajude. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, Mas uma só é necessária; Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" (Lucas 10:40-42)
b. Marta escolheu fazer o trabalho e foi repreendida por Jesus
c. Servir a Deus não é nenhum substituto para um relacionamento com Ele.
Convite: Você se sente desconectado de Deus? Dos outros? Da igreja?
Talvez você precise se envolver e servir! Existem muitas e variadas maneiras que você pode servir. Berçário, Juventude, Escola Dominical, ajuda com a limpeza do templo, Cozinha, Decoração, Sociedade, divulgação e visitação, etc.
Vir a igreja uma vez por semana não é participar no ministério. Isso não é servir a Deus. Isso é simplesmente servir a si mesmo.
Recomendo
- A obra integral que Jesus realiza
- Quatro advertências dignas de serem observadas
- Ladrão de corações
- Música - Uma expressão de adoração
- Como andar no Espírito?
- Influência contra a influenza
- Livrando-se do sentimento de culpa
Pr. Aldenir Araújo