Texto: Êxodo 14:13,14 e Outras Passagens
Assim como o povo de Israel no passado, muitas vezes nos sentimos no “deserto da vida”, ainda que estejamos em direção à terra prometida.
Quantas vezes pensamos que Deus nos abandonou no “deserto da vida”?
“Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará. O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis.”
- Vencemos no deserto da vida:
1) Caminhando sob a proteção de Deus. V. 19-20
“Então o Anjo de Deus, que ia na frente dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás. Também a coluna de nuvem saiu da frente deles e foi para trás, ficando entre os egípcios e os israelitas. A nuvem era escura para os egípcios, porém iluminava o povo de Israel. Assim, durante a noite inteira, o exército egípcio não conseguiu chegar perto dos israelitas”
- Não conseguimos ir a lugar nenhum sem a proteção de Deus.
(Salmo 34:7,8) “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado(feliz) o homem que nele confia.”
2) Contemplando a providência de Deus. V. 21-22
“Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em terra seca; e as águas lhes foram como muro à sua direita e à sua esquerda.”
- Deus sempre abre o mar vermelho para os que nele confiam.
3) Confiando na ação de Deus. V. 24-25a
“Logo antes de amanhecer, da coluna de fogo e da nuvem o Deus Eterno olhou para o exército dos egípcios e fez que eles ficassem apavorados. Os carros de guerra andavam com grande dificuldade, pois Deus fez que as rodas ficassem atoladas”.
- Deus pode usar as coisas simples para confundir as grandes.
(I Coríntios 1:27) “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”
Conclusão:
O resultado final.
“Então os egípcios disseram: Vamos fugir dos israelitas! O Deus Eterno está lutando a favor deles e contra nós” (V. 25b).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Pr. Vitor Hugo Mendes de Sá