Texto: João 7:14-19
Introdução
1. Nossas vidas são transformadas pelo conhecimento que adquirimos a todo instante. Deixamos de agir de determinada maneira, porque aprendemos um novo modo de executar nossas ações.
2. Por exemplo, tendemos a percorre o mesmo caminho até a igreja até o momento em que achamos um trajeto mais fácil.
3. Na vida cristã, o conhecimento que recebemos de Deus muda todo o curso de nossas vidas. Todavia, nem tudo que temos ouvido em nossos dias é o que Cristo ensinou. Sendo assim, precisamos saber discernir o ensino de Cristo.
- Então, de que forma podemos discernir o ensino cristão?
As palavras de Cristo no texto que lemos inicialmente nos revelam algumas características do seu ensino.
Primeiramente, o ensino cristão é:
I. Proveniente da sabedoria de Deus.
1. Os judeus questionaram o grau de instrução de Cristo como se a sua sabedoria fosse adquirida pelo estudo (v. 15 “Como sabe este letras, sem ter estudado?”). Todavia o conhecimento de Cristo vinha da eternidade. Ele não formulou conceito pelo seu próprio entendimento, mas obedecia ao que Deus havia ensinado.
A mensagem que a igreja deve levar ao mundo é uma mensagem que tenha origem em Deus e não em sua inteligência.
2. Cristo recebeu o seu ensino de Deus (v. 16 “O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou”). Precisamos nos certificar se aquilo que temos ensinado e aprendido vem de Deus ou dos homens. Pois se for de homens não subsistirá. Se for de Deus subsistirá eternamente. Ilustração: A pregação de Paulo não era persuasão de sabedoria humana (1 Coríntios 2:4).
Discernimos o ensino de Cristo pela origem dele na sabedoria de Deus.
Uma segunda característica do ensino cristão é que ele é:
II. Provado nas Escrituras.
1. Os questionadores de Jesus conheceriam o seu ensino se conhecessem a vontade de Deus revelada (v. 17 “Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina [...]”; cf. v. 19). O modo como aqueles judeus saberiam a vontade de Deus era observando as escrituras do Antigo Testamento (João, 5:39: cf. 7: 19).
Quaisquer ensinamentos que ouvimos precisa ser provado na Bíblia. Para isso precisamos conhecer a vontade de Deus para toda a nossa vida.
Por fim, o ensino cristão é discernido por uma última característica, ele:
III. Resulta em louvor a Deus.
1. O ensino do homem busca louvor para o seu ego (v. 18 “Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória [...]”). O homem é muito astuto em formular suas teorias. Eles visam o louvor do próprio homem. Porém, o ensino de Deus glorifica apenas a Deus.
Por isso, qualquer idéia que entre em choque com a palavra de Deus precisa ser rechaçada, ou entraremos em competição com Deus.
2. O único motivo no ensino da vontade de Deus é a glória dele (v. 18 “mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça”). Quando se ensina o que Deus deseja se ensina a verdade absoluta. Nela não há variação. E todos reconhecem a razão daquilo que ensinamos. Dessa forma Deus é glorificado.
Quem ensina a vontade de Deus não podem lhe roubar a glória.
Conclusão
- Precisamos estar atentos àquilo que temos aprendido e ensinado, testando cada palavra à luz da vontade de Deus e do modo como Cristo ensinou. Portanto, discirnamos o ensino cristão e vivamo-lo em cada aspecto de nossas vidas.
Leonardo J. N. Félix