Texto: Hebreus 12:1-3
Introdução:
O escritor aos Hebreus (12.1-3) extrai, da figura de um estádio lotado em uma competição olímpica, uma ilustração, revelando-nos o que fazer para Vencer na Corrida Cristã:
I. Olhar para Trás. (v. 1) è aprender com a história.
Esta grande nuvem de testemunhas é uma referência àqueles grandes exemplos de fé que o escritor sagrado acabara de mencionar no capítulo 11.
Devemos aprender com as histórias de fé, lealdade e perseverança do passado, extraindo delas, lições preciosas para o presente. Não podemos desprezar a nossa história.
Precisamos olhar para os servos de Deus do passado, imitando os seus bons exemplos e tendo-os como instrumentos de motivação.
II. Olhar para o Lado (v. 1) è encorajar aqueles que estão na corrida conosco.
Precisamos estar juntos a outros irmãos na vida cristã. A expressão “uns aos outros” e similares é usada mais de cinquenta vezes em o Novo Testamento, descrevendo a importância da comunhão.
Cristianismo genuíno manifesta-se, através de relacionamentos íntegros e construtivos. Nestas relações, nós servimos e somos servidos.
Deve haver um encorajamento mútuo entre os irmãos na corrida cristã, a fim de que juntos possamos obter vitória.
III. Olhar para Dentro (v. 1) è avaliar e dominar o nosso mundo interior pela ação do Espírito.
Peso não é pecado, mas é tudo aquilo, que na vida cristã, impede o nosso bom relacionamento com Deus e, consequentemente, com o próximo.
Pecado é qualquer transgressão à Lei santa de Deus. Livremo-nos de tudo aquilo que nos atrapalha, que nos torna lentos ou nos faz cair na corrida cristã.
Precisamos estar sempre nos avaliando, pedindo ao Espírito Santo que sonde o nosso coração e, conduza a nossa vida espiritual de acordo com a Sua vontade.
Devemos buscar diligentemente a santidade na jornada cristã.
IV. Olhar para Frente (v.1) è Não viver vitimado pelo passado, mas rumar com perseverança para o futuro.
Á semelhança do corredor, o cristão deve estar numa atividade constante que o leva para o alvo final, apesar da oposição (Filipenses 3.13,14). Portanto, na corrida cristã devemos: superar os traumas passados; sonhar com vitórias futuras e dedicar-nos em direção a um alvo claro e específico, que Deus tem para nós.
John Maxwell afirma: “Você precisa saber qual é o seu destino e navegar em direção a ele”.
V. Olhar para o Alto (v. 2) è ter a Cristo como nosso exemplo e fundamento para o êxito na Corrida Cristã.
Devemos olhar para Cristo sem distração, o qual está assentado à destra do trono de Deus, e aprender d’Ele como: Sofredor, Perseverante e Vencedor.
O primeiro-ministro da Inglaterra, Winston Churchill afirmou ao povo britânico: “...sem a vitória não há sobrevivência”. Jesus é aquele que fortalece o corredor e o capacita a suportar e vencer os obstáculos.
Olhar para Jesus renova a força cristã e aumenta a coragem, a fim de obtermos pleno triunfo.
O corredor John Stephen Akhwari, da Tanzânia, após concluir a maratona no Estádio Olímpico da Cidade do México em outubro de 1968, disse: “Meu país não me mandou aqui para começar uma corrida, mas para acabá-la”.
Deus o criou, para que você não apenas comece, mas conclua a corrida cristã, a despeito das adversidades no percurso. Prossiga firme, não desista! Deus tem a vitória para você.
Pr. Jan Marke
nao entedie nada
ResponderExcluir