Texto Bíblico: Salmo 37.1-7
Introdução
- Todos nós queremos viver em segurança bem como almejamos uma vida próspera. Este Salmo nos apresenta alguns passos importantes para a concretização no nosso ideal. Atentemos para o seu ensino. Vejamos o que é necessário para uma vida plena da presença divina.
1. Confiança
- “Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.” (Salmos 37:3 RA)
Algumas pessoas depositam sua fé em coisas que não são dignas de confiança. Uns se firmam no dinheiro ou nos bens que possuem; outros, em sua própria sabedoria e habilidades pessoais; e ainda outros, confiam na sorte ou em poderes espirituais alheios à realidade terrena. Mas a nossa confiança deve ser totalmente depositada no Senhor. Quando deixamos Deus guiar nossos passos e cuidar das nossas questões cotidianas, começamos a aprender o quanto Ele nos ama e quer nos ajudar. n'Ele está o poder para fazer acontecer todas as coisas de que necessitamos e somente Ele pode levantar pessoas, recursos e possibilidades que ajam em nosso favor quando nos estribamos somente n'Ele.
A consequência de se confiar no Senhor se revela na tranquilidade de se poder habitar na terra sem receio de que mal lhe possa fazer o homem perverso, ou qualquer outra situação potencialmente ameaçadora. Seu alimento será a verdade descrita na Palavra de Deus que promete segurança, paz e prosperidade aos seus filhos, em vez de fracasso, dor ou derrota.
Você tem confiado em Deus de todo o seu coração mesmo em situações de tribulação? Do que você tem se alimentado: de pensamentos de fracasso, de inveja, de medo, ou de fé no que a Palavra tem lhe prometido?
2. Deleite
- “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (Salmos 37:4 RA)
Quando deixamos de olhar para as coisas que antigamente nos serviam de apoio e de segurança, e passamos a fitar nossos olhos somente em Deus, algo de maravilhoso acontece. Nossos ídolos caem por terra e passamos a adorar de verdade somente ao Senhor. Entramos, então, na fase do deleite n'Ele; ou seja, somente Ele agradará verdadeiramente o nosso coração. No passado não tínhamos prazer de estar na igreja ou de ler a Bíblia, e muito menos, de orar, porque nosso deleite repousava em outras coisas. Mas agora, nosso deleite está n'Ele e a vida não tem mais sentido sem a doce manifestação da Sua graça.
A conseqüência de se agradar do Senhor e de se deleitar n'Ele é a satisfação dos desejos do nosso coração. Ao contrário do que muitos pensam, servir a Deus não nos traz prejuízos nem torna a nossa vida enfadonha e sem graça. Os desejos mais profundos do nosso íntimo serão satisfeitos, porque não desejaremos mais a mera satisfação da carne através do pecado, mas a nossa inclinação será para coisas boas, louváveis e edificadoras, as quais Deus tem prazer em nos conceder.
Tenha o seu prazer em Deus. Purifique seu coração de qualquer desejo mau, e espere com fé a realização de todos os sonhos internos que estejam em linha com o que a Palavra de Deus promete para você e para a sua casa.
3. Entrega
- “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37:5 RA)
A entrega é de fundamental importância. Deus não pode cuidar de algo que não esteja nas mãos d'Ele. Enquanto estamos ansiosos na tentativa de controlar nossa própria vida, o Senhor, por ser sempre respeitoso, nunca invadirá um território que não Lhe foi permitido entrar. Nós precisamos, de coração, entregar o controle absoluto de tudo o que temos e somos nas mãos d'Ele, e assim, desfrutaremos do benefício do Seu governo sobre nós.
A consequência de se entregar o caminho a Deus e confiar n'Ele, é que Ele fará tudo o que for necessário para o nosso bem-estar. Deus trabalha enquanto descansamos. Como na parábola seguinte: “O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como.” (Mc.4:26-27)
Determine-se a entregar ao Senhor tudo o que ainda se encontra sob sua guarda. Ore entregando sua família, seu trabalho, seu ministério, suas preocupações, e tudo o que deve estar sob a guarda do Senhor, somente.
4. Descanso
- “Descansa no SENHOR e espera nele... (Salmos 37:7 RA)
O descanso é a consequência natural de um cuidado entregue nas mãos de Deus. Quando verdadeiramente entregamos então podemos descansar. Quando entregamos apenas por “palavras” e não em verdade, enganamos-nos a nós mesmos e continuamos ansiosos. O descanso, porém, é uma evidência de que nossa entrega foi genuína, em fé. Quando Deus sabe que algo foi colocado realmente em suas mãos, então, como responsável que é, não nos deixará decepcionados; antes, agirá em nosso favor trazendo-nos Sua bênção.
A consequência do genuíno descanso em Deus encontra-se na paz de Cristo que passa a dominar todos os nossos pensamentos e todo o nosso coração (Fp.4:7).
Adquira o hábito de descansar em Deus toda vez que você fizer uma oração de entrega. Não tome de volta para si o problema já colocado nas mãos de Deus. Creia que Ele está no controle e tudo governa a seu favor.
Pr. Wilson Maia dos Santos